quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mentiras que duram – “O APÊNDICE É UM ÓRGÃO VESTIGIAL”

A teoria da Evolução sobrevive à base de mentiras e definição vaga de conceitos. Já todos sabemos isso. Uma das mentiras que se tem arrastado ao longo dos tempos tem a ver com a alegada função vestigial do apêndice humano. Antes de mais, é presunção dizer que determinado órgão é vestigial. Não se pode, simplesmente, assumir a função do órgão, colocarmo-nos no lugar do órgão e vermos se ele tem ou não uma função. O que se tem visto é que as funções dos alegados órgãos vestigiais têm sido descobertas com o passar dos anos.

O apêndice é um dos órgãos que os evolucionistas diziam que não tinha aparente função (bem, na verdade alguns ainda dizem), resultado do percurso evolutivo do ser humano. Na minha última semana em Lisboa, quando estive a estagiar na TV Ciência, almocei com uma colega minha que está no 3º ano de Medicina. A certa altura da conversa, perguntei-lhe se lhe tinham ensinado que o apêndice é um órgão vestigial. Respondeu-me com ar natural: “Sim, o apêndice é um órgão vestigial“.

Em 1999, um professor de Fisiologia disse na Scientific American: “Durante anos, pensava-se que o apêndice tinha uma função fisiológica muito pequena. Contudo, hoje sabemos que o apêndice desempenha uma função importante no feto e em jovens adultos“. O apêndice desempenha importantes funções no crescimento do feto e faz parte do sistema imunitário de uma pessoa adulta.

Em 2007, um estudo revelou que o apêndice serve de “casa de segurança” para as bactérias necessárias na digestão da comida. O apêndice dá cobertura a estas bactérias, para que não sejam eliminadas por doenças como a cólera ou a disenteria (inflamação intestinal).(Em português)

As minhas questões são:
1) Por que é que tem de ser um aspirante a jornalista a dizer a uma estudante do 3º ano de Medicina que o apêndice está lá por uma razão, e não é apenas um vestígio de evolução humana?
2) Por que é que as falsas evidências não são substituídas?
3) Se a Evolução é um facto, por que razão se tem de utilizar falsas evidências para suportar a teoria?

Fico preocupado por estarem a ensinar a futuros médicos que um órgão que tenho no meu corpo não tem função quando, na realidade, desempenha funções importantes. Por outro lado, é triste constatar que uma teoria que se diz científica – a Evolução – seja um obstáculo ao verdadeiro conhecimento.

appendix-cartoon

“ESPECIAL – 2 pelo preço de 1 – Remova qualquer um dos mais de 150 órgãos sem função”

Fonte: Blog A Lógica do Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário